quarta-feira, 4 de março de 2009





O Hip Hop em Pernambuco nasceu através do surgimento dos B.Boys, como Rock Master Crew, Beat Master-J e Rock Boys- respectivamente liderados por Spider, Fortunato e Peu. O primeiro "B.Boy" a se tornar "MC" de acordo com minhas informações, foi Spider, antes de iniciar sua carreira com à atual banda(Icógnita RAP), ele é uma representação viva da história de um "MC". Na chegada dos anos 90 outro B.Boy se voltou para o lado musical, na área de produção, lançando bandas que hoje representam a cena no estado. Atualmente Fortunato é pouco lembrado pelos que fizeram e fazem parte do movimento ("Acho um absurdo uma pessoa de tal importância não ter a consideração e o respeito merecido pelos demais colegas") Peu é outro grande pioneiro da cultura que ainda lidera um dos Grupos de B.Boys mais velhos da cidade, atualmente é responsavél pelas agitadas noites em Prazeres com o melhor da categoria Hip Hop. Um dos grandes feitos do Dj é a homenagem prestada anualmente aos 4 elementos do Hip Hop, que acontece no bar kubarnacam.

Praticamente tudo começou no anos 90, uma febre de "Mestres de Cerimônias" dando início ao casamento perfeito com os Disc- Jockey's. Após a explosão da música Underground e Gangst, principalmente a segunda, ficava mais fácil indentificar os 4 elementos através da forma de se vestir. Já em 1995 aconteceu o primeiro grande evento de "MC's" aberto ao público no Teatro Barreto Júnior, na mesma época surgiu uma necessidade de reunir todos os integrantes e interessados em curtir um lugar que tocasse a música do gênero. Então um grande profissional de skate, Trom, alugou o Bar do Grego localizado no centro da cidade, Marco-Zero. Iniciando o primeiro Baile de Hip Hop, abrindo espaço para várias bandas locais se apresentarem. Nesta mesma época Fortunato juntamente com Trom e Soldier Man formaram a Unidrade( União dos Rappers, grafiteiros, Dj's e B.Boys), com intuito de valorizar o Hip Hop no estado. Foram poucos os apoios oferecidos a iniciativa, portanto tivemos que fazer praticamente tudo sozinhos, além de nos adaptarmos as mudanças dos locais para reuniões até fixar-nos num ponto da área metropolitana, a partir daí houve progressos. Ao todo 70 militantes faziam parte desta "União", que não lutava apenas pelas causas do Hip Hop, mas também pelas Raciais e Sociais.

Outro responsável pela história do "MC" no estado é o líder da maior equipe de b.boys do país, Soldier Man em meados anos 90 mostrou à musica underground de uma forma bem atual e explicativa, demostrando a diferença do estilo underground e Gangst RAP, ajudando os "Mc's" à definirem seu próprio estilo. Ele foi o primeiro a homenagear os 4 elementos do Hip Hop pernambucano, atualmente é o fundador e Presidente da U.B.I Zulus King's(União de B.Boys independentes)com filiais dentro e fora do Brasil, apoioado pelo Mestre Afrika Bambaataa. Outra pessoa que teve importância na história foi Júlio César mais conhecido como "Negão", o primeiro gangst RAP, ex-componente do Sistema X, apaixonado por Malcom X- Dr.Dre- Snoop Dog- Tupac, hoje tem uma banda com o irmão no estado do rio de janeiro. Já o primeiro "DJ" de "MC" no estado foi Talbaté (Que Deus o tenha!)na época "DJ" da maioria das bandas de RAP. Faleceu nos anos 90, uma grande perda para o movimento. Junto com ele, doi grandes "MC'S" partiram, Malakai e Alex. O motivo pelo qual vários jovens,mundialmente, seguiram o Gangst Rap o levaram a morte. Como eles também se foram- dessa para melhor, 2pac e Notorious B.I.G e outros. No final dos anos noventa, muitos se afastaram por razões diversas e outros continuaram representando até hoje, dentro e fora do páis. Aí está um pouco da historia do "MC" em pernambuco.


Moisés Tribo

Nenhum comentário:

Postar um comentário